Equipe | Linhas de Pesquisa

GPTIC



GPTIC

O Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação do Instituto Federal de Pernambuco (Information and Communication Technologies Research Group) nasceu da ideia de montar uma equipe para ser referência nas atividades de pesquisa e extensão nos tópicos de interesse do grupo. O GPTIC realiza pesquisa e desenvolvimento em variados tópicos relacionados às tecnologias da informação e comunicação. Os projetos são conduzidos buscando sempre parcerias com outros centros de pesquisa e empresas em especial, criando a ligação entre pesquisa e mercado.
Docentes Pesquisadores
Colaboradores
Técnicos
Alunos
Rafael Aschoff


Rafael Aschoff

Rafael é doutor em Engenharia de Software pelo Departamento de Ciências da Computação da City University London. Formado em Ciência da Computação - Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - (CIn-UFPE). Seus interesses de pesquisa incluem sistemas de comunicação, controle de acesso, segurança de sistemas computacionais, computação em núvem, redes definidas por software, redes móveis ad hoc e arquitetura orientada a serviços. Atualmente, Rafael lidera o Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação do IFPE.
Felipe Breyer


Felipe Breyer

Felipe possui graduação em Bacharelado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2015) . Atualmente é Prof. de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Artes , com ênfase em DESIGN. Atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas de interação, padrões de design, mapeamento de ações. Felipe participa do GPTIC como vice-lider.



Roberta Moraes


Roberta Moraes

Roberta concluiu o mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Seus interesses de pesquisa incluem Redes de Computadores e Engenharia de Software Empírica. Roberta atualmente é docente pesquisadora do IFPE - Palmares no eixo Informação e Comunicação.
Diogo Lopes


Diogo Lopes

Diogo é graduado em Engenharia da Computação pela Univesidade de Pernambuco (UPE). Atualmente Diogo é Docente do IFPE - Campus Palmares e Pesquisador do GPTIC.
Top